O Sobre Café e Cigarros prepara novidades. E enquanto você aguarda por elas, aprecie a mixtape criada por Tiago Germano que, convidado pela equipe do blog, montou as suas 12 + 1 músicas de 2010, listadas em ordem de humor.
12 (+1) Músicas (em ordem de humor)
01 | Felicidade | Marcelo Jeneci e Laura Lavieri
Se 2010 fosse um nome, não um número, se o nome não fosse escrito, mas cantado, ele seria Marcelo Jeneci. Saindo da tocaia da banda de Arnaldo Antunes, que fez um dos seus melhores CD´s ano passado, Jeneci ataca também com outra boa surpresa: a cantora Laura Lavieri, que divide os vocais com ele em “Felicidade”.
“Melhor viver, meu bem, pois há um lugar / em que o sol brilha pra você. / Chorar, sorrir também e depois dançar / na chuva quando a chuva vem”
02 | Where´d All Time Go | Dr. Dog
Não se deixe trair pelo nome. Taí uma banda que você não vai ver nas listas copiadas da NME, mas que merece uma boa audição. O quinteto da Filadélfia seduz com vocais melodiosos e suas referências ao rock setentista.
“There's nothing to keep you from falling in love. / It starts at the bottom and comes from above”
A canção tem relação direta com o título do CD, “Lonely Avenue”, nome de um blues escrito por Pomus que ficou famoso na voz de Ray Charles em 1956. Uma letra tipicamente Hornbyana, cheia de referências nostálgicas apuradas pelo piano de Ben Folds.
“And he never could be one of those happy cripples. / The kind that smile and tell you life's ok / He was mad as hell, frightened and bitter /He found a way to make his isolation pay”
04 | Vitorioso Adormecido | Nevilton
Qualquer semelhança com “O Vencedor” não é mera coincidência. Esse hino da geração órfã de Los Hermanos é o carro-chefe do Nevilton, uma das revelações do rock ano passado que tivemos o prazer de receber em João Pessoa por duas vezes.
“Ele vai, / sendo negativo mas não cai, /aos poucos ele ganha e cresce. / Ele sabe que é um vitorioso adormecido mas não reconhece”
05 | What You Know | Two Door Cinema Club
Quem quis fugir da melancolia do Arcade Fire esse ano teve destino certo nas guitarrinhas felizes do Two Doors Cinema Club. “What You Know” deu outro astral a 2010 e mereceu boas menções em mixtapes ao redor do mundo.
“In a few weeks / I will get time / to realize it´s right before my eyes / and I can take it if it´s what I want to”
Uma das “b-sides” do festejado álbum “I Love Your Glasses” (2008), aqui evocada por figurar na trilha-sonora do filme “Um Quarto em Roma”, de Julio Medem. Injustamente conhecida por aqui como a “Mallu Magalhães espanhola”, Lourdes Hernández, codinome Russian Red, cativa.
“Love me just a little bit, / I´m about to like you anyway”
07 | The Times, They are a-Changin´ | Herbie Hancock e Lisa Hannigan
Lisa Hannigan abriu as asas, voou pra bem longe de Damien Rice e pousou no ninho que Herbie Hancock ajeitou pra cantoras como a Céu, que também participou de seu último CD, “The Imagine Project”. A versão para o clássico de Dilan é comovente.
“And the first one now / will later be last / for the times they are a-changin´”
08 | Calculating Bimbo | Belle and Sebastian
O B&S já tem pronta a fórmula destas baladinhas com romantismo miguxo. E é impressionante como elas ainda seduzem corações. “Calculating Bimbo” é um dueto cute cute que mostra que a música aparentemente inofensiva do grupo escocês de quando em vez também mexe com as entranhas da gente.
“It´s best to forget freedom, / It´s best to be enslaved, / better still to love first, harder still to love first.”
09 | Crossfire | Brandon Flowers
Apesar de o aguardado album do vocalista do The Killers ser mais um pedaço da corda em que ele vem enforcando sua vaidade, este single ainda consegue animar alguma festinha, no melhor estilo “Are we human or are we dancer?”
“Lay your body down, / lay your body down, /lay your body down…”
O trompetista Guizado devia se aventurar mais nos vocais. Mas como fazê-lo tendo que tocar ao mesmo tempo um instrumento de sopro? O dilema aparentemente não atrapalha o andamento desta canção que representa seu desvio tímido da rota de uma música puramente instrumental.
“O mar esconde um lugar / que está pra chegar / como em qualquer lugar”
11 | Decência | Cérebro Eletrônico
Tatá Aeroplano é um dos compositores mais inventivos da nova MPB paulista. Tributário do tropicalismo, com um pé fincado nas experimentações sonoras de um Tom Zé e o outro no brega de Reginaldo Rossi, por exemplo, seu trabalho com o Cérebro Eletrônico é a pieguice em seu estado mais lírico.
“Meti o pé na porta / e dediquei essa canção /pra você que me fez perder a linha / e botou fogo no meu coração”
12 | Pepeu Baixou em Mim | Do Amor
Costumo dizer que duas bandas brasileiras não podem viajar no mesmo avião: Do Amor e Cidadão Instigado. Se o avião cai, 70% dos projetos musicais do país vão perder integrantes. Músicos de apoio de Caetano, Nina Becker, Lucas Santtana, quando se juntam, boa coisa há de vir.
“Se você não for lá no Pelô / não vai ser nunca mais meu amor. / Se não for meu amor tudo bem, / hein, hein, hein”
13 | Hidden Tack
Mixtape: 12 + 1 músicas (em ordem de humor)