terça-feira, 2 de julho de 2013

12 ou 13 discos do 1º semestre de 2013


Após a publicação da lista dos melhores discos de 2012, a minha intenção era manter o blog de alguma forma atualizado. Mas a falta de tempo e questão das minhas contas em site de hospedagem terem sido deletados (Mediafire e Zippyshare), fiquei sem animação de postar aqui até o final de dezembro, quando irei publicar a tradicional (?) lista de melhores de 2013. 

Porém, em uma conversa no Facebook sobre a lista "The 40 Best Albums of 2013 So Far" da Spin e a qualidade dos discos lançados este ano, surgiu o desafio que André Cananéa propôs para Felipe Matheus e eu listar listarmos ao menos 10 discos nota DEZ de 2013 até então. Como havia dito para ele, não costumo dar uma nota máxima (o último foi para o "My Beautiful Dark Twisted Fantasy", do Kanye West, em 2010), mas vejo em 2013 vários discos que eu daria uma nota aproximada.

Assim, essa lista é um resposta ao desafio feito.  Pretendia fazer com 10 discos, mas o ano ou as bandas/artistas estão bem generosos com os nossos ouvidos e acabei indo além do número pedido. Também como reflexo disso, penso em atualizar com uma certa frequência, mas enquanto não o faço, recomendo uma visita aos grupos RCD e O Dilúvio, do Facebook, para acompanhar os discos nacionais e de fora que estão sendo lançados. E que, se o 2º semestre continuar com as mesma quantidade de ótimos discos dos primeiros 6 meses do ano, 2013 ainda promete outros grandes lançamentos.

Menção Honrosa

Ceticências - Issamu Minami

Daft Punk - RAM

Deerhunter - Monomania
Escute: "Monomania"

Maglore - Vamos pra Rua
Escute: "Vamos pra Rua"

My Bloody Valentine - m b v

Rhye - Woman
Escute: "The Fall"

Sigur Ros - Kveikur
Escute: "Kveikur"

These New Puritans - Field of Reeds
Escute: "Fragment 2"

Thundercat - Apocalypse

Vampire Weekend - Modern Vampires of the City
Escute: "Ya Hey"

12 OU 13 DISCOS DE 2013 DO 1º SEMESTRE DE 2013

Boards of Canada - Tomorrow's Harvest
Fuck Buttons - Slow Focus
Separados no nascimento: um é áspero, arredio; ou outro é oásis no meio do caos. Mas se completam quando ouvidos em sequência. Experimente.

DOWNLOAD

Disclosure - Settle
É um daqueles raríssimos discos que, por causa da contrariedade entre a adversidade de colaboradores e coesão musical, parece uma coletânea.
 Escute 'Latch'

DJ Koze - Amygdala
Um disco de música eletrônica que é ao mesmo tempo introspectivo e dançante, acessível e experimental, dependendo do seu humor.
 Escute 'Nices Wölkchen'
Do Amor - Piracema
Do indie ao carimbó e além, a banda Do Amor toma cuidado em não pasteurizar a sua sonoridade, expandindo referências dentro de uma coesão.
Escute "Ofusca"

Dorgas - Dorgas
A bio Twitter diz: "é hypado mas ainda fazem shows para 16 cabeças". Talvez as letras nonsense e "vocal miado" que não ajudam a fazer sucesso.
Escute "Hortência"

 Iceage - You're Nothing
Punk's not dead!

 James Blake - Overgrown
O silêncio trabalhado no disco anterior é preenchido agora com ambiências. Mas os versos confessionais e em esboços continuam intensos.
Escute "Life Round Here"

 Justin Timberlake - The 20/20 Experience
A música pop faz por bem (ou mal) ser descartável. Com o 20/20, Timberlake mostra que não é bem assim, a começar pela duração das músicas.
Escute "Suit & Tie"

Kanye West - Yeezus
O "monstro" voltou ainda mais descontrolado, ao subvertendo toda a sua discografia, e agora se considera um Deus. A nós, só resta louvá-lo.
Escute "Black Skinhead"

Majical Cloudz - Impersonator
Devon Welsh sabe como usar a voz para declamar dolorosas mas belas letras em meio a minimalista instrumentação. Aqui, a melancolia reina.

 Passo Torto - Passo Elétrico
Instrumentos de cordas e intensos vocais que trazem consigo narrativas de personagens urbanos compõe um obra de harmonia inquietante.
Escute "Homem Só"

The Knife - Shaking The Habitual
Talvez o disco mais esquizofrênico do ano. Exige paciência e atenção para melhor apreciação. Com o tempo, nuances vão aparecendo pra você.
Escute "Full on Fire"





Um comentário:

  1. Muito boa a lista.
    Aconselho apenas usar links em torrents. Encontrei todos disponíveis

    ResponderExcluir