domingo, 5 de dezembro de 2010

Nina Simone

ninasimone

Nina Simone (Tryon, 21 de fevereiro de 1933 — Carry-le-Rouet, 21 de abril de 2003), nascida Eunice Kathleen Waymon, foi uma grande pianista, cantora e compositora americana. O nome artístico foi adotado aos 20 anos, para que pudesse cantar Blues, a “música do diabo”, nos cabarés de Nova Iorque, Filadélfia e Atlantic City, escondida de seus pais, que eram pastores metodistas.
Nina Simone também se destacou e foi perseguida por ser negra e por abraçar publicamente todo tipo de combate ao racismo. Seu envolvimento era tal, que chegou inclusive a cantar no enterro do pacifista Martin Luther King. Casada com um policial nova-iorquino, Nina também sofreu com a violência do marido, que a espancava.
Em um breve contato com sua obra, aqueles que não conhecem percebem logo a diversidade de estilos pelos quais Nina Simone se aventurou, desde o gospel, passando pelo soul, blues, folk e jazz. Foi uma das primeiras artistas negras a ingressar na renomada Julliard School of Music, em Nova Iorque. Sua canção ‘Mississipi Goddamn’ tornou-se um hino ativista da causa negra, e fala sobre o assassinato de quatro crianças negras numa igreja de Birmingham em 1963.” (Fonte: last.fm)

Lançado postumamente, essa antologia abrange toda a carreira de Nina Simone, desde sua versão de I Loves You, Porgy, de George & Ira Gershwin, gravada em 1957, a A Single Woman, faixa-título do seu último disco de estúdio. A coleção inclui uma faixa inédita, The Glory of Love, gravada em 1967. Entre as composições da cantora, figuram Mississippi Goddam, Four Women e To Be Young, Gifted and Black. Versões definitivas para clássicos como ‘My Baby Just Cares for Me’ (Gus Kahn / Walter Donaldson) e ‘Please Don't Let Me Be Misunderstood’ (Bennie Benjamin/ Gloria Caldwell /Sol Marcus), escrita especialmente para cantora, são outros destaques dessa fundamental antologia.

41NFGPSCQKL._SS500_

Nina Simone: Anthology

CD1

01. I Loves You, Porgy
02. My Baby Just Cares for Me
03. The Other Woman
04. Black Is the Color of My True Love's Hair
05. Nobody Knows You When You're Down and Out
06. Trouble in Mind
07. Mississippi Goddam
08. See Line Woman
09. Don't Let Me Be Misunderstood
10. I Put a Spell on You
11. Ne Me Quitte Pas
12. Strange Fruit
13. Four Women
14. Sinner Man
15. Do I Move You?

CD2

1. I Want a Little Sugar in My Bowl
2. I Wish I Knew (How It Would Feel to Be Free)
3. The Glory of Love
4. To Love Somebody
5. Do What You Gotta Do
6. Ain't Got No (I Got Life)
7. Why? (The King of Love Is Dead)
8. Everyone's Gone to the Moon
9. Revolution Listen
10. To Be Young, Gifted and Black
11. Who Knows Where the Time Goes?
12. Here Comes the Sun
13. Just Like a Woman
14. Funkier Than a Mosquito's Tweeter
15. Rich Girl
16. A Single Woman

"Seja o que for que alguém possa concluir sobre minha música, seja o que for que alguém sinta por ela, saiba que a perturbação que ela provoca é também parte da perturbação do ouvinte. Tudo o que você ouve nessa música é absolutamente verdadeiro."

Nina Simone

Um comentário:

  1. Exemplo de Vida!!! sou fã dessa mulher desde meus 15 anos...já sabia o que era boa música....

    ResponderExcluir