quinta-feira, 27 de maio de 2010

Dr. Silvana e Cia

Tudo aconteceu quando ela chegou atrasada, eram três e meia, alta madrugada e sua mãe a esperava no portão. / Logo, pintou bate-boca, a mãe já gritando, tava quase louca e exigia em altos berros alguma explicação. / Eu fui dar mamãe... (foi dar mamãe) / Eu fui dar mamãe... (foi dar mamãe) / Eu fui dar um serão extra, trabalhei com o patrão…

(Dr. Silvana & Cia – Serão Extra)

Dr. Silvana & Cia é uma das minhas bandas nacionais favoritas dos anos 80. Emplacou muitos hits, a exemplo de “Amante profissional”, “Taca a mãe pra ver se quica”, “Eh! Oh!” e “Coisa mais gostosa”, que ainda ouço nas rádios de vez em quando. A banda fazia sucesso nas festinhas junto com Metrô, Ultraje a Rigor, Léo Jaime, Rádio Táxi, Os Paralamas do Sucesso, Kid Abelha e toda aquele pessoal que chamamos de rock nacional.

“Mas você escuta isso?” vão perguntar. Pois é, eu escuto tanta coisa (Angie, conta aí!)…

Escolhi o clipe de Serão Extra porque é muito trash (tão trash que fez uma ponta no programa Piores Clipes do Marcos Mion):

Mas o Dr. Silvana & Cia também tem músicas mais sérias melosas, como “Se assim for”, que canta uma despedida:

Você sabe, às vezes é difícil decidir, mas a vida é quem manda e eu tenho que partir. Você me transborda, me coloca em alto astral, vou te lembrar pra sempre de uma forma tão especial. Pode ser que eu me engane, mas muita coisa vai mudar, e quem sabe eu volto só pra te reconquistar. Vou sentir tua falta, mas a gente ainda se vê. Ei, não chora, menina, gosto tanto de você...

Não achei o CD pra baixar, então fiz uma seleção de vinte canções e disponibilizei aqui:


Dr. Silvana & Cia

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Doces Cariocas

“O CD coletivo Doces Cariocas junta uma turma interessada em fazer música e explorar estéticas e idéias. Lançado pelo selo-cooperativa Abacateiro, soma nomes emergentes e interessantes em músicas com roupagens simples do dia-a-dia. A idéia é trazer para o CD um sarau do grupo. Funciona e vai além.

Sem grandes pretensões o CD faz ótimo vôo. É simples sem ser simplista, ao mesmo tempo agradável e instigante. Uma música que flerta com as tradições, mas inclui elementos novos e uma boa dose de felicidade celebrando o prazer de estar junto.”

Música brasileira de qualidade.

Quanto tempo dura a sua fé / Com o bolso rasgado / Sem chão nem telhado / Sem garfo e colher? / Quantos dias vive um amor / num barco virado / sem remo nem vela / vai contra a maré...


Doces Cariocas (2008)

MySpace

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Lucky Soul

“Lucky Soul é conhecido como um grupo agridoce: enquanto as letras são mais sérias e sombrias, o instrumental é um pop açucarado, colorido e alegre.”

“Direto de Londres, a banda é liderada pela vocalista Ali Howard, cuja nostalgia não influencia somente seu modo de vestir. É só conferir os grupos que servem de referência para o som oitentista do Lucky Soul: Blondie e Smiths (Camera Obscura também entra na lista, mas só se iguala no modo como gostam de fazer músicas retrô).”

Música pra pular na cama.


The Great Unwanted (2007)


A Coming of Age (2010)

Amostra-grátis:

A vocalista Ali Howard justifica o nome da banda:

Gostaria que tivesse alguma motivação fantástica por trás do nome, mas eu costumava desenhar o logo dos cigarros Lucky Strike quando estava na escola de artes, então queria que minha banda se chamasse “Lucky alguma coisa”. E claro que o soul é uma grande influência, então pareceu se encaixar. (trecho da entrevista concedida ao Jornal do Brasil)

MySpace | Site oficial

domingo, 23 de maio de 2010

The School

Apaixonada pelas bandas sixties, fui atrás de algo atual influenciado por elas. Eis que encontrei o grupo indie-pop “The School”, que acaba de lançar o seu álbum de estréia Loveless Unbeliever. Escuta um pouquinho:


Loveless Unbeliever (2010)

MySpace

sábado, 22 de maio de 2010

First Aid Kit

"Klara Söderberg e Johanna Söderberg são irmãs, e vivem em Enskede, subúrbio ao sul de Estocolmo, Suécia . Em 2007, quando tinha 13 anos, Klara ganhou seu primeiro violão, e as meninas começaram a tocar e compor músicas juntas. “Tangerine”, uma de suas primeiras canções, foi despretenciosamente enviada à uma estação de rádio suéca e imediatamente colocada no ar, e foi listada como uma das melhores músicas do verão de 2007.

Em seguida, tiveram seu EP de 7 músicas lançado na Suécia, o “Drunken Trees” pela Rabid Records em abril de 2008. Elas também lançaram o EP no Reino Unido através da Wichita Recordings, que inclui uma faixa bônus, a música do famoso vídeo do YouTube onde as meninas fazem cover da música “Tiger Mountain Peasant Song”, do Fleet Foxes."

O cover das irmãs de “Tiger Mountain Peasant Song” é o mais visto no YouTube, competindo com a versão original do Fleet Foxes.

O First Aid Kit fez turnê pela Europa e Reino Unido, tocando nos festivais Glastonbury, Underage, Field Day, Latitude, Summer Sundae, Standon Calling e End Of The Road. O lançamento do LP de estréia das irmãs, “The Big Black & Blue”, se deu no início de 2010.


EP Drunken Trees (2009)

 The Big Black & The Blue (2010)

MySpace | YouTube | Twitter

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Rachael Yamagata

Rachael Yamagata Everybody's talking how I, can't, can't be your love / But I want, want, want to be your love / Want to be your love, for real.
(Todos estão falando como eu não posso, não posso ser seu amor / Mas eu quero, quero, quero ser seu amor / Quero ser seu amor, de verdade.)

And how dare that you send me that card / When I am doing all that I can do / You are forcing me to remember / When all I want is just forget you.
(E como você ousa me enviar aquele cartão / Quando estou fazendo tudo o que posso? / Você está me forçando a lembrar / Quando tudo o que quero é te esquecer.)

Rachael Yamagata é assim: uma experiência musical para quem quer viver uma aventura amorosa ou para quem o coração já foi partido. Na companhia de um piano, a norte-americana de descendência japonesa, alemã e italiana, compõe e canta músicas sobre o mais celebrado dos afetos: o amor. Com sua voz suave celebra o sentimento com o mesmo entusiasmo que o repele. Canções melancólicas, que, se fossem uma cor, naturalmente seriam cinza.


Happenstance (2004)


Elephants... Teeth Sinking Into Heart (2008)

Site oficial | MySpace
Curiosidade: Suas canções já apareceram nos seriados One Tree Hill, Men in Trees, The O.C., Charmed, The L World, Grey's Anatomy, ER, Alias, entre outros.

terça-feira, 11 de maio de 2010

Friska Viljor


Dupla sueca de indie rock formanda em Stockholm. Daniel Johansson and Joakim Sveningsson fazem um rockzinho gostoso, quase balada. Eles tem três cds lançados.

Bravo!

1. Shotgun Sister
2. Gold
3. Four Points
4. Oh Oh
5. I Gave My Life
6. Friskashuffle
7. Puppet Cabaret
8. We Are Happy Now(La La La)
9. Goldfish
10. Monday
11. Tell Me

Download

Tour De Heart

01. On And On
02. Old Man
03. Oh No
04. The Street Sounds Like
05. The Cure
06. Taste Of Her Lips
07. Arpeggio
08. Early Morning
09. Dear Old Dad
10. Sunday
11. In The Nude

Download

For New Beginnings

01. Daj Daj Die
02. If I Die Now
03. Hey You
04. Hibiskus Park
05. Manwhore
06. Wohlwill
07. People Are Getting Old
08. Lakes Of Steep
09. Sunny Day
10. I Want You
11. Should I Apologize

Download

Symfoniorkestern


Symfoniorkestern é uma banda sueca que começou em 2007 com um só integrante e aos poucos foi crescendo, virando uma espécie de coletivo pop. O estilo de música que eles fazem é um indie pop (comum na suécia) com elementos de folk e eletronico. Eles estão agora gravando seu 3º EP.

Ouvertyr [1º EP]

1. Ouvertyr
2. Sommardepression
3. Höstdöden
4. Vinterförälskelse
5. Vårkremering

Download


Tänd Eld PÅ Dig Själv (För Det Du Tror PÅ) [2º EP]

1. Tänd eld på dig själv(för det du tror på)
2. Reprise
3. Del 3
4. Elektron Kukéso
5. Reprise(reprise)

Download

quinta-feira, 6 de maio de 2010

The Pipettes

The Pipettes

Sabe quando você escuta uma música por acidente e experimenta a sensação de preciso-ouvir-tudo-dessa-banda-right-now? Foi o que me aconteceu quando ouvi a faixa “Pull Shapes” da banda The Pipettes. Fui imediatamente transportada pros anos 60! Tive vontade de andar de bicicleta de vestido (que tem a ver?), dançar, cantar e dançar de novo. A banda é um girl group “com estilo retrô e sonoridade inspirada no músico pop Phil Spector” que vale muito a pena ouvir. Pra quem não usa laquê, mas ainda curte vestido de bolinha.

We are the Pipettes
We are the Pipettes (2006)