terça-feira, 28 de setembro de 2010

Ubella Preta



Neon, distorções, viagens atrais, foi isso que me fez sentar no chão da sala onde acontecia o show e curtir cada pedacinho das 4 músicas do EP da banda Ubella Preta - a minha grande descoberta do Coquetel Molotov. No melhor estilo Shoegaze / Noise, os caras parecem tão envoltos no clima que criam que parece que só o momento importa, e as improvisações feitas ali. Diferente de outras bandas a voz não se faz necessária.

Eu não tinha ainda ouvido algo parecido vindo de uma banda brasileira, muito menos paraibana. Precisei ir até a cidade vizinha pra conhecer uma excelente banda da minha cidade. Não quero ficar aqui tecendo comentários a respeito das minhas impressões nem nada do tipo, por que achei que devido ao caráter experimental das músicas cada um que ouvir vai ser levado pra um lugar diferente. Então recomendo que se dêem esse prazer.

Destaque pra música 'Vela de 7 dias' - música pra se ouvir em alto e bom som!

Eles disponibilizam esse EP no myspace também, mas se você curtiu não custa contribuir e comprar, né?


01. Nas Águas do Roger
02. Savana Grossmann, o velho
03. Moicanus Soleite
04. Vela de 7 dias

terça-feira, 21 de setembro de 2010

I call your name

I call your name, but you’re not there. / Was I to blame for being unfair? / Oh, I can’t sleep at night since you’ve been gone, / I never weep at night, I can’t go on…

I Call Your Name é uma canção dos Beatles escrita principalmente por John Lennon e creditada a Lennon/McCartney. Lennon escreveu a canção antes da formação dos Beatles, e em 1963 a cedeu para que The Dakotas a gravassem. Os Beatles a gravaram em 1964, quando foi lançada na Grã-Bretanha e nos EUA.”

Em 1965, a canção também ganhou uma versão brasileira, gravada pelo grupo Renato e seus Blue Caps, que levou o nome de “Garota malvada”:

Espero por você / Você não vem. / Tristonho eu fico, / Sem ter ninguém. / Garota malvada / Finge que não vê / Que há tanto tempo /Espero por você…

Posteriormente, “I Call Your Name foi relançada em 1988 na coletânea Past Masters, Volume One. The Mamas & the Papas gravaram a canção em 1966, e Ringo Starr gravou uma versão para um programa especial de televisão, no décimo aniversário da morte de Lennon.”

Vocês conferem aqui as mencionadas versões de The Beatles, Ringo Starr, The Mamas & The Papas e Renato e seus Blue Caps, além de uma versão blues/soul feita pelo Mo Indigo.

Para baixar todas as versões de uma vez, clique aqui.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

William Fitzsimmons

William Fitzsimmons “William Fitzsimmons é um cantor / compositor de Pittsburgh, Pensilvânia (EUA), filho mais novo de pais cegos. Por isso foi criado num ambiente muito mais sonoro do que visual, o que acabou talvez definindo seu futuro. Multi-instrumentista, ele grava tudo sozinho, bem como é autor de todas as letras.

O som é folk, baladas acústicas e muito calmantes, com detalhezinhos de batidas eletrônicas.”

Em seu último CD, Derivatives, vocês podem conferir um cover da música “I Kissed a Girl” (Katy Perry) que é simplesmente incrível. Achei infinitamente melhor que a versão original.


Download: Derivatives (2010)

 
Download: The Sparrow and the Crow (2008)


Download: Goodnight (2006)


Download: Until when we are ghosts (2005)

Brandi Carlile

Site oficial | MySpace

Brandi Carlile

“Brandi Carlile nasceu em 1 de Junho de 1981 em Ravensdale, estado de Washington. Com 8 anos de idade interpretou uma versão da canção de música country "Tennessee Flat Top Box" com a sua mãe. Começou a tocar guitarra e escrever canções com apenas 15 anos. Com 16 anos começou a interpretar como coro para uma imitação de Elvis Presley. Em 2002, durante uma entrevista, Brandi identifica-se como lésbica, dizendo que pensa que essa questão não afetará a sua carreira.”

When you're near me I have no fear / When I'm untrue you see right through me / You know me as deep as the sea goes / Calm my head whenever the storm blows
(Quando você está perto de mim, eu não tenho medo / Quando eu não sou verdadeira, você enxerga através de mim / Você me conhece tão profundamente quanto o mar / Acalma minha cabeça, quando a tempestade sopra)


Download: Brandi Carlile (2005)


Download: The Story (2007)


Download: Give up the ghost (2009)

Você sabia? O CD Give up the ghost conta com a participação de Elton John na faixa 6, intitulada “Caroline”.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Rosie and me

MySpace | Site oficial | Twitter

Quem me apresentou Rosie and me foi a Angie. Tudo começou com o clipe da música “Bonfires”, em que bicicletas roubam a cena nos primeiros trinta segundos. Lembrando que eu gosto das magrelas, ela me deu esse presente: um clipe lindo, cheio de cores e instrumental rico. Aquela canção só podia mesmo ser um prenúncio de uma feliz descoberta…

As músicas são em inglês, mas a galera é de Cu-ri-ti-ba. O som deles é classificado por aí como Canção popular melodramática, Folk, Twee, Experimental… Fato é que, mesmo alheios aos rótulos, temos que reconhecer que o cenário curitibano tem nos dado verdadeiros presentes, a exemplo do Copacabana Club, que já ganhou um post aqui no blog. Vale a pena conferir!

Os fãs de canções rústicas, como as da trilha sonora do filme Juno, podem passar horas agradáveis ouvindo o som deste grupo.

rosie-and-me-bird-and-whale
Download: Bird and Whale

Chega de saudade

Chega de saudade /A realidade é que sem ela não há paz, não há beleza / É só tristeza e a melancolia / Que não sai de mim, não sai de mim, não sai. Mas se ela voltar, se ela voltar / Que coisa linda, que coisa louca / Pois há menos peixinhos a nadar no mar / Do que os beijinhos que eu darei / Na sua boca…

Chega de saudade é uma canção escrita por Vinicius de Moraes (letra) e por Antonio Carlos Jobim (música), em meados dos anos 50. Foi gravada pela primeira Elizeth Cardosovez em abril de 1958, na voz de Elizeth Cardoso, que a gravou com arranjos do maestro Antonio Carlos Jobim, acompanhada também pelo violão de João Gilberto. Mais tarde, esta gravação antológica ficou reconhecida como o primeiro registro fonográfico da bossa nova.”

De lá pra cá, a canção ganhou várias versões: João Gilberto, Caetano Veloso, Nara Leão, Beth Carvalho, Emílio Santiago, entre outras. Você confere aqui Chega de Saudade nas vozes de Angra, Elizeth Cardoso, Gal Costa e Roberta Sá, além da belíssima versão instrumental de Tom Jobim.

Para fazer o download, clique aqui.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Bon Iver


MySpace | Site oficial

I tell my love to wreck it all / Cut out all the ropes and let me fall / My, my, my, my, my, my, my, my (Eu disse para meu amor abandonar tudo / Cortar todos os laços e me deixar ir / My, my, my, my, my, my, my, my)

 For Emma, Forever Ago

 Blood Bank